Crianças potiguares terão reforço em seu processo de alfabetização



A alfabetização das crianças potiguares acaba de receber um importante reforço. Na tarde desta sexta-feira (2), os secretários de Educação dos Estados do Rio Grande do Norte e Ceará, Cláudia Santa Rosa e Antônio Idilvan de Lima Alencar, respectivamente, assinaram um Termo de Cooperação Técnica que resultará na elaboração e implementação de estratégias para melhorar a alfabetização das crianças do RN. 

Na ocasião, foi lançado o Projeto de Alfabetização e Letramento (PROALE), que integra o Pacto pela Alfabetização dos Potiguares (PactoAlfa), iniciativa que tem por objetivo contribuir para o combate ao analfabetismo que ainda atinge mais de 400 mil norte-rio-grandenses.  

 A parceria entre os dois estados gira em torno de uma política pública bem sucedida, executada pelo Governo do Ceará desde 2007 e que mudou os índices de analfabetismo daquele estado.

 Trata-se do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que tem a finalidade de apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o segundo ano do ensino fundamental. Para isso, oferece aos municípios formação continuada de professores, apoio à gestão escolar, entre outros aspectos.  

A partir da assinatura desse convênio, o estado do Ceará irá disponibilizar todos os direitos autorais para utilização do material do PAIC. Dessa forma, a Secretaria de Educação do RN está apta a reproduzir e distribuir o material estruturado. Além disso, receberá consultoria e formação para professores. Para o secretário de Educação do Ceará, 

Novanês Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSCRIBE